A alimentação vegetariana de todos os tipos (vegan, ovolacto, ovo, lacto ou semi-vegetarianismo) deve ser acompanhada por um profissional de nutrição especializado. A dieta vegetariana tem algumas particularidades, carências e excessos de alguns nutrientes, portanto a elaboração do plano alimentar e prescrição de uma suplementação devem ser calculados minuciosamente, a fim de suprir todas as necessidades nutricionais de cada indivíduo.
É muito comum entre os vegetarianos que não procuram orientação de um especialista, a ocorrência de anemia, fraqueza, baixa imunidade, baixo rendimento físico, alteração de colesterol e triglicérides altos (por excesso de ingestão de carboidratos). Tudo isso devido à carência, insuficiência, excesso e má combinação de determinados nutrientes. Dentre os principais nutrientes carentes (ou insuficientes) na alimentação vegetariana, estão as proteínas e vitamina B12.
Com um acompanhamento nutricional especializado, é possível garantir a ingestão de todos os nutrientes, ser vegetariano e saudável ao mesmo tempo.