Não é novidade que o tipo de alimento que comemos, bem como a quantidade, regularidade e combinação dos mesmos tem influência direta no bem estar, melhora da saúde e promoção de longevidade. No entanto, o post de hoje é sobre a capacidade que alguns alimentos possuem, acredite, de aliviar as dores, de qualquer tipo.
Sim, existe comprovação científica de que alguns alimentos podem ajudar a aliviar dores/ inflamações, que causam desconforto no corpo, baixa de energia e mal estar. Tais dores incluem: cabeça, garganta, dente, muscular, nas juntas, entre outras. Alguns alimentos combatem a ação dos radicais livres no organismo. Vale lembrar que tais alimentos devem ser consumidos de forma preventiva, e não no tratamento da dor aguda.
Abacate
- O abacate reduz a produção de substâncias inflamatórias no organismo e ajuda no combate aos radicais livres. É o que constatou uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, EUA. O abacate possui uma substância chamada beta-sitostero, que age como um anti-inflamatório, fazendo com que as células do organismo exerçam melhor suas funções.
Alho
- O Allium Sativum (como é chamado cientificamente) é rico em antioxidantes, anti-inflamatório, analgésico, antibiótico, bom para a coração e circulação. O benefício medicinal para o coração deve-se a presença de substâncias como a Alicina, que fluidifica o sangue e relaxa os vasos sanguíneos, e Ajoene que possui ação anti-coagulante. Além disso o alho ajuda a combater qualquer tipo de infecção, aumentando a atividade do sistema imunológico. Estudos comprovam que ele auxilia no alívio das dores e inflamações em geral, principalmente nas dores da artrite (nas articulações).
Azeite Extra-Virgem
- Segundo Cientistas do Monell Chemical o azeite extravirgem é uma gordura saudável monoinsaturada, que é utilizada por nosso organismo para produzir agentes naturais anti-inflamatórios, semelhantes ao ibuprofeno em sua composição.
- O azeite é rico em polifenóis, que são conhecidos por ter propriedades anti-inflamatória, antioxidante e anticoagulante
Café
- O café auxilia no alivio das dores de cabeça leves, chamadas cefaleias tensionais, e até mesmo enxaqueca, se ingerido no inicio da crise. Isso ocorre porque a cafeína tem ação analgésica.
- Claro que, se consumido em grandes quantidades, o café pode causar efeitos indesejáveis, como aumento da pressão arterial, taquicardias, e até mesmo piora da dor. Normalmente o café auxilia nas dores de cabeça pouco frequentes, até cerca de duas vezes por mês.
Cebola
- Possui alto poder desintoxicante, anti-inflamatório e bactericida, contém altos níveis de fitoquímicos, que podem reduzir inflamações no corpo.
- Um estudo apontou a quercetina, um composto encontrado na cebola, como o responsável por esse efeito.
Couve e vegetais verde escuros
- A couve é anti-inflamatória e cicatrizante. É super importante pois auxilia a fixar o Cálcio nos ossos, devido a presença de fitoquímicos naturais com ação desintoxicante.
- Vegetais de folha verde escura, como a couve, escarola, agrião, rúcula e espinafre possuem alto teor de Magnésio, mineral fundamental para a saúde dos músculos.
Cúrcuma
- Ela possui curcuminóides (curcumina), que são bioflavonóides, segundo a EMBRAFARMA é uma substância adstringente, analgésica, antibacteriana, anticoagulante, antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante, antisséptica, aromática, estimulante, melhora a circulação e digestão, além de ser hepatoprotetora.
- É uma especiaria indiana também conhecida como açafrão da terra, a cúrcuma é utilizada como tempero em diversos pratos e é o principal ingrediente do curry “caril”.
Oleaginosas
- Nozes, castanhas de caju, amêndoas, avelãs, castanhas do Pará (ou do Brasil), pecãs, avelãs, pistache, macadâmias, semente de girassol, entre outras ajudam a diminuir as dores musculares.
- As oleaginosas tem alto teor de Magnésio, mineral que alivia as dores da contração muscular, tem ação anti-inflamatória e atua na regulação da pressão arterial.
Gengibre
- O gengibre é um excelente anti-inflamatório natural, pode ser utilizado no tratamento de diversas doenças, uma vez que ajuda a reduzir a dor articular, além de ter ação anticoagulante e antioxidante.
Guaraná
- O guaraná tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, e ajuda a reduzir a sensibilidade à dor, devido à presença de cafeína.
- A fruta do guaraná também possui compostos fenólicos, de ação antioxidante.
- A semente e o pó de guaraná têm a mesma ação, mas o refrigerante produzido a base dessa fruta não apresenta benefício algum.
- Assim como todo alimento rico em cafeína, deve ser consumido com moderação, a fim de evitar efeitos indesejáveis.
Melancia e Frutas Vermelhas
- A antocianina existente nas frutas vermelhas como melancia, cereja, morango, romã, cranberry, amora e goiaba – também o licopeno do tomate e melancia- possuem propriedade anti-inflamatória e antioxidante.
- A melancia, por possuir um pH alcalino, combate a acidez do suco gástrico, atuando de forma benéfica sobre dores de estômago e gastrite.
Peixes de água fria
- Peixes de água fria, como salmão, atum, sardinha, cavala e anchova são ricos em ômega 3, ajudam a evitar inflamações que provocam dores. O ômega 3 não é produzido pelo organismo e é uma “gordura boa” que equilibra os eicosanóides, hormônios que provocam inflamações. O ômega 3 ajuda a melhorar a imunidade, uma vez que é o principal alimentos das bactérias “boas” do organismo, além de atuar na captação de radicais livres, ajudando a reduzir dores musculares.
IMPORTANTE:
Conheça agora alimentos e substâncias que pioram a dor e processos inflamatórios:
- Frituras, óleos reutilizados, excesso de gorduras, margarina, leite de vaca, gorduras trans/hidrogenadas, farinha branca, refrigerantes, sucos industrializados (de caixa e em pó), excesso de sal e açúcares, alimentos processados/embutidos, corantes, conservantes, alguns tipos de adoçantes como aspartame, sacarina e ciclamato de sódio, metais pesados (alumínio, petróleo etc).
“Faça do alimento, o seu medicamento”. (Hipócrates)