
Sopa de abóbora e Frango

Ingredientes:
-2 xícaras de ervilhas verdes desidratadas
-3 cebolas picadas em 4
-2 dentes de alho
-1 cenoura média picadinha
-1 punhado de brócolis
-Mix de ervas desidratadas de sua preferência (orégano, manjericão, salsa, etc.)
-1 pitada de sal marinho e pimenta
-1 colher de sopa de óleo de coco extra virgem ou óleo de amendoim
-Jogue por cima salsinha, hortelã, coentro e cebolinha frescas – opcional
Preparo:
-Em uma panela de pressão, coloque as ervilhas, as cebolas, o alho, cenoura, brócolis, o óleo + temperos e cubra com água. Cozinhe durante cerca de 25 minutos.
-Coloque tudo no liquidificador, bata bem e depois acrescente o coentro ou a salsinha, uma pitada de sal e uma de pimenta. Coloque a cebolinha, salsinha, coentro e hortelã por cima e pronto!
Bom apetite!
Ótima opção para os dias mais frios e para acelerar o metabolismo. ATENÇÃO: Não beber grandes quantidades de uma só vez!
Ingredientes:
-1 litro de água
-2 canelas em pau
-5 cravos da índia
-2 lascas de gengibre
-1 pitada de pimenta caiena (vermelha) – opcional
-1 col. sopa de chá verde (pó ou extrato)
-1 maçã com casca ou 1 pedaço grande de abacaxi com a casca ou meia laranja ou limão com a casca
Preparo: Ferver tudo com água, coar e adoçar. Prontinho!
Bom apetite!
Nada como a comidinha de casa, não é mesmo? Mas então, quais as vantagens da tradicional comidinha caseira? veja o que diz uma pesquisa realizada por Gorgulho, Bartira Mendes (2012):
– Os homens que comem fora de casa tem mais sobrepeso e obesidade, quando comparados aos que comem em casa
-27% das pessoas que comem fora de casa alimenta-se em restaurantes e 17%, nas redes de fast food
-Ao prepararmos nossa própria refeição, temos maior controle sobre a qualidade dos alimentos, pois sabemos como foram preparados e como serão armazenados
-Podemos fazer preparações de acordo com nossas preferências e optar por alimentos saudáveis e temperos naturais
-Diminuímos o consumo de sódio, açúcar, gorduras trans e saturadas, além do famoso “óleo reutilizado” inúmeras vezes (prática muito comum em restaurantes e redes de fast food)
Cuidados na hora de preparar o seu pratinho sagrado ou “marmita caseira”:
-Planeje-se, pense no cardápio da semana (ou siga o cardápio sugerido pela sua nutri) e faça as compras daquela semana pensando nele;
-Alimentos prontos devem ser consumidos em 24 horas, desde que refrigerados corretamente. Prepare no dia anterior e mantenha refrigerado até o dia seguinte, na hora de preparar sua marmita;
-Evite leite e derivados, molhos e maioneses, pois estragam facilmente;
-Use recipientes diferentes para alimentos frios/crus e quentes
-Leve as frutas em recipientes para não amassarem na bolsa, e também para evitar odores na mesma;
Referência: Gorgulho, Bartira Mendes. Alimentação fora do lar e sua relação com a qualidade da dieta de moradores do município de SP. Estudo ISA – Capital [dissertação] São paulo. Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública (2102)
O Açafrão da terra ou Cúrcuma, como também é chamado, é extraído dos estigmas de flores de Crocus sativus, uma planta da família das Iridáceas. É utilizado desde a Antiguidade como especiaria, principalmente na culinária do Mediterrâneo — região de onde a variedade é originária — no preparo de risotos, aves, caldos, massas, doces e bebidas.
O açafrão tem sido empregado para fins medicinais, há séculos. Muito conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, pesquisa recente revelou que a cúrcuma é uma verdadeira maravilha natural! As propriedades terapêuticas da especiaria se devem à presença da “curcumina”, substância ativa utilizada na cura ou prevenção de diversas infecções e doenças como Câncer, Alzheimer, Depressão ou simplesmente para melhora da qualidade de vida.
Aqui estão algumas razões para adicionar açafrão à sua dieta:
-É um agente natural anti-séptico e antibacteriano, útil na desinfecção de cortes e queimaduras.-Ajuda a aliviar dores de garganta.
-Previne a formação de células cancerosas e faz com que as já existentes “morram”. Foi demonstrado que a especiaria pode parar o crescimento de novos vasos sanguíneos em tumores. Além disso, ajuda a impedir a ocorrência de metástases em diversas formas de câncer.
-Algumas pesquisas provaram que ajuda na cura e prevenção de diversos tipos de câncer, como o de próstata, mama e pâncreas.
-Reduz os efeitos colaterais da quimioterapia.
-Quando combinado com couve-flor, tem mostrado ser um excelente agente de prevenção do câncer da próstata e a retenção do crescimento do câncer de próstata existente (Fazer como uma sopa, adicionando o alho, leite de coco e açafrão)
-Ajuda no tratamento da psoríase e outras condições inflamatórias da pele como acne, eczema, estrias.
-Reduz o risco de leucemia infantil.
-Auxilia no tratamento da Doença de Chron e outros problemas intestinais.
-É um desintoxicante natural do fígado.
-Previne e retarda a progressão da doença de Alzheimer, através da remoção do acúmulo de placa bacteriana amilóide no cérebro.
-É um potente anti-inflamatório natural, que funciona como muitas drogas anti-inflamatórias, mas sem os efeitos colaterais causados pelas mesmas.
-Tem se mostrado promissora em retardar a progressão da esclerose múltipla em ratinhos.
-É um analgésico natural, diminui diversos tipo de dor.
-É benéfico para o metabolismo das gorduras, o que pode ajudar no controle do peso.
-Tem sido muito utilizado na medicina chinesa como um tratamento para a depressão.
-Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas,é um tratamento natural para artrite reumatóide, dores musculares, cãibras, dores de cabeça.
-Aumenta os efeitos da droga paclitaxel quimioterapia e reduz seus efeitos colaterais.
-Acelera a cicatrização de feridas e auxilia na remodelação da pele danificada
-Há estudos em andamento dos efeitos positivos da cúrcuma sobre mieloma múltiplo.
Formas de Consumo: O açafrão pode ser tomado em pó, em forma de raíz fresca ou em pílulas (normalmente de 500 mg).
Contra-indicações: A cúrcuma não deverá ser utilizada por pessoas com cálculos biliares ou obstrução biliar. O consumo também é contra-indicado a gestantes, pois pode estimular as contrações uterinas e levar a aborto.
Não é novidade que o tipo de alimento que comemos, bem como a quantidade, regularidade e combinação dos mesmos tem influência direta no bem estar, melhora da saúde e promoção de longevidade. No entanto, o post de hoje é sobre a capacidade que alguns alimentos possuem, acredite, de aliviar as dores, de qualquer tipo.
Sim, existe comprovação científica de que alguns alimentos podem ajudar a aliviar dores/ inflamações, que causam desconforto no corpo, baixa de energia e mal estar. Tais dores incluem: cabeça, garganta, dente, muscular, nas juntas, entre outras. Alguns alimentos combatem a ação dos radicais livres no organismo. Vale lembrar que tais alimentos devem ser consumidos de forma preventiva, e não no tratamento da dor aguda.
Abacate
Alho
Azeite Extra-Virgem
Café
Cebola
Couve e vegetais verde escuros
Cúrcuma
Oleaginosas
Gengibre
Guaraná
Melancia e Frutas Vermelhas
Peixes de água fria
IMPORTANTE:
Conheça agora alimentos e substâncias que pioram a dor e processos inflamatórios:
“Faça do alimento, o seu medicamento”. (Hipócrates)
Estudos científicos comprovam os benefícios da canja de galinha à saúde. Além de leve e gostosa, é uma sopa nutritiva e bem fácil de fazer, boa pra qualquer hora! Confira a receita!
Ingredientes:
Preparo:
Rendimento: 4 porções Bom apetite! 🙂
Boa opção para quem gosta do bife à milanesa, só que sem frituras! 😉
Ingredientes:
Preparo:
Tempere os bifes usando sal fino. Bata nos bifes para amaciá-los. Passe os bifes, um de cada vez, nos ovos batidos e, em seguida, na farinha de rosca. Forre 2 formas retangulares grandes (das de bolo) com papel alumínio e unte com um pouco de óleo de coco ou girassol. Disponha os bifes nas formas. Asse por cerca de 30 minutos ou até que estejam prontos, em forno alto pré-aquecido.
Bom apetite! 🙂
Ingredientes para o recheio:
Ingredientes para empanar:
Preparo do Recheio:
Preparo do Frango:
Como Empanar:
Sugestão de acompanhamento: batata doce cozida ou assada, levemente dourada no azeite com alecrim e ervas.